terça-feira, 7 de maio de 2013

INDEPENDENTEMENTE DO FUNDO GENÉTICO, A BAIXA ESTATURA PODE SER UM SINAL DE UMA GRANDE VARIEDADE DE CONDIÇÕES PATOLÓGICAS OU DOENÇAS HEREDITÁRIAS – ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA – DR.JOÃO SANTOS CAIO JR. ET DRA. HENRIQUETA V. CAIO.


Avaliação do crescimento longitudinal é essencial no cuidado da criança. A baixa estatura pode ser prontamente reconhecida apenas com medições precisas do crescimento e da análise crítica dos dados de crescimento. A baixa estatura, otimamente definida em relação à constituição genética do indivíduo, é reconhecida pela comparação da altura de uma criança com o de uma grande população de um fundo genético semelhante e, mais particularmente, com base na altura alvo parental. Falha de crescimento (GF) é muitas vezes confundida com baixa estatura. Por definição, GF é um estado patológico de anormalmente baixa taxa de crescimento ao longo do tempo, enquanto que a baixa estatura é muitas vezes uma variante normal. Independentemente do fundo genético, a baixa estatura pode ser um sinal de uma grande variedade de condições patológicas ou doenças hereditárias. Assim, a avaliação do crescimento longitudinal preciso é um aspecto fundamental para a manutenção da saúde em crianças. Rever o gráfico de crescimento do paciente é fundamental para avaliar a baixa estatura. O desvio de um padrão de crescimento prévio adequado para o fundo genético muitas vezes anuncia nova patologia. Além disso, a análise do padrão de crescimento ajuda antes a distinguir o crescimento normal das variantes patológicas da estatura baixa. Comparado com bem nutridos, população geneticamente relevantes, baixa estatura é definida como uma altura que está mais do que dois desvios padrões (SDS) abaixo da média (ou abaixo do percentil 2,5) para o sexo. A maturação do esqueleto é tipicamente determinada pela idade óssea, que é avaliada através de radiografia da mão e pulso esquerdo. Dados de referência específicos para cada sexo para a altura, circunferência da cabeça e peso foram publicados em países mais desenvolvidos, subpopulações mais étnicas (incluindo asiáticos e negros), e as doenças genéticas mais comuns (por exemplo, síndrome de Down, síndrome de Ullrich-Turner, acondroplasia). 
As causas da baixa estatura podem ser divididas em três categorias gerais: doença crônica (incluindo desordens genéticas nutricionais), baixa estatura familiar, e atraso constitucional do crescimento e do desenvolvimento. Doenças endócrinas são causas raras de baixa estatura. A principal característica da doença endócrina é GF linear que ocorre em um grau maior do que a perda de peso. A maioria das crianças baixas avaliadas por médicos em países desenvolvidos têm baixa estatura familiar, atraso constitucional do crescimento, ou ambos. A baixa estatura e atraso constitucional do crescimento são diagnósticos de exclusão. As características de baixa estatura familiar (também referida como baixa estatura genética) incluem a idade óssea apropriada para a idade cronológica, a velocidade de crescimento normal, e previsão da altura adulta apropriada para o padrão familiar (usando o Bayley-Pinneau ou tabelas Tanner-Goldstein Whitehouse). Em contraste, o atraso constitucional do crescimento é caracterizado por idade óssea atrasada, de velocidade de crescimento normal, e previsão de altura adulta adequada ao padrão familiar. A comparação dos padrões de crescimento entre baixa estatura idiopática e retardo no crescimento constitucional-pacientes com atraso constitucional do crescimento normalmente têm um parente de primeiro ou segundo grau com atraso constitucional do crescimento (por exemplo, a menarca chegou quando tinha mais de 15 anos, tamanho adulto atingido em parentes do sexo masculino, quando tinham mais de 18 anos).

AUTORES PROSPECTIVOS

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930


Como Saber Mais:
1.
Avaliação do crescimento longitudinal é essencial no cuidado da criança...
http://crescercriancasjuvenil.blogspot.com

2.
Falha de crescimento (GF) é muitas vezes confundida com baixa estatura...
http://crescermais2.blogspot.com

3.
O atraso constitucional do crescimento é caracterizado por idade óssea atrasada, de velocidade de crescimento normal, e previsão de altura adulta adequada ao padrão familiar...
http://metabolismocontrolado.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
.

Referências Bibliográficas:
Prof. Dr. J. Santos Caio Jr, Endocrinologista, Neuroendocrinologista, Dra. Henriqueta Verlangieri Caio, Endocrinologista, Medicina Interna-Van Der Häägen Brazil – São Paulo –Brasil, Sonksen PH, Holt RI. Comentário sobre os efeitos físicos da administração rhGH de curto prazo na dependência de esteróides abstinentes. HORM Res. 2008; 69:355-6. Powrie JK, Bassett EE, Tosen T, et ai, em nome do Grupo de Estudo Projecto GH-2000. Detecção de crescimento abuso hormônio no esporte. Growth Horm IGF Res. 2007; 17:220-6. Gibney J, Healy ML, Sonksen PH. O hormônio de crescimento / insulin-like growth factor-I eixo em exercício e esporte. Endocr Rev. 2007; 28:603-24. Melmed S, Kleinberg D. hipófise anterior. In: Kronenberg HM, Melmed S, Polonsky KS, Larsen PR, eds. Williams Textbook of Endocrinology, edição 11 . New York, NY: Saunders, 2007:155-261. Quigley CA. Terapia ormone crescimento de distúrbios deficiência de hormona de crescimento não-crescimento. Endocrinol Metab Clin North Am. 2007; 36:131-86.

Contato:
Fones: 55(11) 5087-4404 ou 6197-0305
Nextel: 55(11)7717-1257
ID:111*101625
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: drcaio@vanderhaagenbrasil.com
drahenriqueta@vanderhaagenbrasil.com
vanderhaagen@vanderhaagenbrasil.com

Site Clinicas Caio

http://dracaio.site.med.br
http://drcaiojr.site.med.br

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br
www.obesidadeinfoco.com.br
www.crescimentoinfoco.com.br
www.tireoidismo.com.br
www.clinicasvanderhaagenbrasil.com

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17